Terapia de Integração Sensorial

Como é realizada a Terapia de IS?

A Terapia de Integração Sensorial é baseada na promoção de estimulação sensorial controlada por meio de brincadeira e atividades lúdicas com participação ativa da criança. Os objetivos gerais da terapia são: promover a auto-regulação e aumentar a habilidade para manter atenção em atividades relevantes, melhorar a coordenação e planejamento dos movimentos para que a criança obtenha sucesso nas atividades de seu interesse, melhorar a autoestima e confiança nas próprias habilidades e melhorar a participação social e aceitação da criança nos diversos ambientes.

A quem atende esta Terapia de IS?

Crianças com distúrbios de aprendizagem (sem nenhum diagnostico), disfunções neurológicas, DPS (Desordem do Processamento Sensorial), TEA (Transtorno do Espectro Autista), TDAH (O Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade).

Quem está habilitado para a aplicação da integração sensorial?

O terapeuta ocupacional é o profissional que está habilitado para avaliar e aplicar a técnica de Integração Sensorial. Para isso é exigido formação específica e treinamento adquirido através da Certificação em Integração Sensorial e outros cursos que ofereçam teoria e prática do método.